sábado, 23 de maio de 2009

TECENDO TEXTOS

Desde muito cedo, desenvolvemos a capacidade de pensar, falar, questionar, argumentar e contrapor nas mais diversas situações e aspectos que a vida nos conduz. A vida contudo não se limita apenas em momentos e reflexões, mas é sobre tudo feita com muitas ações e emoções. Partindo por esta vertente é que utilizei o blog fragmentosdeloucura para ser objeto de estudo.
Fragmentos de loucura, trata-se de algumas obras do poeta Pedro Luiz Gonzaga, membro da Academia de Letras de Pará de Minas, MG, que orgulha-se de ser professor e é realizado com suas musas inspiradoras. Tendo alma de poeta e coração de professor, sentiu-se ser necessário criar e divulgar seus ideais. Este site também tem por objetivo afunilar a distância entre os educandos e servir de inspiração para alunos e ex-alunos que por ventura se identificarem, abrindo assim janelas para o mundo.
Sabemos que desde a época das cavernas as pessoas tinham necessidades de registrar, coisas e acontecimentos. Muitos desses registros, já estavam em forma de hipertextos. Nos ícones rupestres de uma caverna é possível ver registros de pessoas, animais e até pequenos códigos, isso a meu ver é um hipertexto, diante da realidade social, cognitiva, e tecnológica que os envolvia, pois se tivessemos a oportunidade de nos comunicarmos, provavelmente cada desenho símbolo nos levaria a um texto ao qual se relaciona. Daí falar de hipertexto é falar da vida, falar de movimento e ter ação constantemente. Obviamente no mundo atual os hipertexto ficam diferenciados pela agilidade e pela riqueza de informações que a tecnologia nos proporciona, através da internet.
Quando lemos um livro por exemplo, há palavras ou terminologias que necessitam de maiores esclarecimentos, então recorremos ao dicionário, gramática..., enfim acabamos por lançar mão de um hipertexto usual e tido como convencional. Portanto o hipertexto, ou simplesmente links, está presente em nossa vida muito antes da era tecnológica. Hoje com o recurso tecnológico, escrevemos digitalmente e acessamos informações em quantidades deferenciadas, de acordo com nossas necessidades momentâneas.


Um comentário:

  1. Ângela, parabéns pelo texto e parabéns também pela organização e beleza de seu blog. Abraços.

    ResponderExcluir