quarta-feira, 13 de maio de 2009

A APLICABILIDADE DE SOFTWARES EDUCIONAIS


Hoje no mercado globalizado temos várias ofertas... boas, vantajosas, diferenciadas e por que não os mais variados softwares.
Existem softwares para atender as mais variadas camadas sociais que compõem os diversos aspectos do nosso mundo; dentre eles especialmente nos ateremos aos educacionais.
Ao depararmos com um programa de softwares é importante fazermos análise antes mesmo de utilizá-lo. Quanto à identificação veja: autor, firma e encontre o objetivo para tal na base pedagógica. Verificar se a concepção teórica de aprendizagem se dá por construtivista ou Behavionista. O software propicia a interação entre quem? Aprendiz x agente de aprendizagem x grupo, ou simplesmente entre aprendiz x máquina. Verificar se há múltiplos caminhos para a solução do problema apresentado por ele de que forma possibilita a formulação de hipóteses, análises e depuração dos resultados. É de suma importância ver se há possibilidade da integração de diferentes disciplinas. Como num filme olhar a classificação a qual se enquadra: tutorial, exercícios e prática, programação, modelagem, jogos etc. Resta-nos analisarmos quanto ao nível de aprendizado se ele é: sequencial, relacional ou criativo. Quanto à sua aplicabilidade, ou seja, aspectos técnicos, temos que observar se apresenta as instruções de forma clara, fornece o manual de utilização com linguagem apropriada, funciona em rede, dispõe de help-desk e apresenta facilidade de navegação.
Tais caminhos apresentados vem de encontro a depuração, ou seja, analisar como vamos trabalhar o "aprender a aprender".
Nada nos impede de utilizarmos bons softwares como um recurso, ferramentas ao nosso trabalho, pois a máquina é eficiente à medida em que damos os comandos de execução corretos à programação. Para finalizar a capacidade de inferir, intervir e dar o feedback ainda é do professor.


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